17 de maio, o dia nacional

Se no Brasil temos o carnaval, na Noruega a maior festa é no dia 17 de maio, o dia nacional!

A celebração é devida ao dia em que a constituição norueguesa foi assinada, 17 de maio de 1814, após quase 100 anos de coalizão com a Suécia, e posteriormente, quase 400 anos de domínio dinamarquês. O mais interessante é que a comemoração não é da independência mas da constituição.

Diferente de vários países que celebram com um desfile militar, aqui a festa e para todos, e principalmente, para as crianças.  É o dia em que eles podem se encher de sorvete e cachorro quente. Todas as cidades tem os desfiles das escolas. Este ano, Oslo teve 190 diferentes escolas infantis desfilando perante o Rei, foi o recorde de mais longo desfile.

Uma das tradições é de reunir as famílias e amigos para um brunch logo cedo, com direito a muito champagne e salmão defumado, a partir das 10h o pessoal já está na rua para curtir a festa.

IMG_1623

A maioria dos noruegueses vestem suas roupas tradicionais, chamada Bunad. Outra curiosidade da tradição é que quando um jovem completa 15 anos ele passa por uma cerimônia chamada Konfirmasjon ou Confirmação. Trata-se de uma cerimônia religiosa onde o jovem confirma que ele pertence a igreja por livre e espontânea vontade, e não porque os pais o batizaram naquela igreja.

A tradição também significa que o jovem passa a ser visto como adulto, eles têm consciência de que dali pra frente, eles são totalmente responsáveis por seus atos e não são mais adolescentes. Claro que eles não vão sair dali e começar a trabalhar para comprar a casa própria, mas o significado que isso passa faz ele ter mais consciência de responsabilidade para o jovem, e não menos importante, para os pais.

No dia da confirmação, ele veste a sua Bunad que, teoricamente, será usada pro resto da vida. As roupas são costuradas com bastante excesso de tecido interno para que, ao passar dos anos, ela possa ser ajustada para todos os lados.  😀

Quem vai desfilar se diverte, quem vai só assistir ao desfile também! 🙂

IMG_1620IMG_1556IMG_1567

Em Stavanger, o desfile das crianças acontece pelas 10h da manhã, por volta das 13h há o desfile dos estudantes que estão no último ano do segundo grau e vestem uma macacão vermelho chamado Russ. E ás 16h acontece o maior desfile com várias diferentes organizações, desde a prefeita da cidade (abaixo, a primeira da esquerda), passando por escoteiros, clube de natação, de dança, futebol, hóquei no gelo, até capoeira esteve por aqui esse ano!
IMG_1552

Fotos: Sarah Ferreira

Caso queiram saber mais sobre a data, deixe seu comentário!  🙂

1 comentário Adicione o seu

  1. Clarice Santiago disse:

    Aêêê!!! Feliz de ver esse blog! Eu amei este lugar e acho ótimo saber um pouco mais sobre este país. Obrigada por nos mostrar esta cultura tão diferente. Um beijo enorme e cheio de saudades

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s