Em norueguês – Preikestolen, inglês – Pulpit Rock, português – a Pedra Púlpito.
A mais famosa atração turística do país! E é realmente incrível, tanto a trilha percorrida quanto o visual no final que é de tirar o fôlego. Milhares de pessoas viajam até aqui apenas para fazer essa trilha.
É possível fazer o percurso em qualquer época do ano, mas não é recomendável de outubro a março pois é a época mais fria e o vento e chuva tornam a trilha insegura. Tanto que os ônibus não fazem o percurso nesse período, então caso você realmente queira ir, as opções são pegar carona na estrada, táxi ou alugar um carro.
Eu já fui pelo menos uma 5 vezes em diferentes épocas. Outra dica é ir em dia de semana, é tanta gente fazendo a trilha no fim de semana que você pode ter que andar numa fila indiana bem devagarinho em alguns momentos e se deparar com uma quantidade surpreendente de gente no final.
Vale a pena levar alguma coisa para comer, a minha estratégia é sempre levar um chocolate e água, e o chocolate só pode ser aberto no final da trilha como recompensa, hehehe… Algumas pessoas mais preparadas levam todo o equipamento necessário para assar uma salsicha e fazer um típico cachorro quente. 😀 Quando eu vi isso, confesso que fiquei com inveja.
Se você quiser fazer o passeio caminhando a opção mais barata e pegar o ferry saindo do centro de Stavanger e indo para Tau e depois o ônibus do ferry até o início da trilha (hoje custa 300 coroas, cerca de 150 reais). Se você pagar apenas o ferry e pegar carona o preço cai para 53 coroas (aproximadamente 26 reais).
O passeio dura um dia, pelo menos 1,5 hora para o ferry e o ônibus, mais pelo menos 4 horas para fazer toda a caminhada. Mas a caminhada varia muito, eu levo pelo menos 5 horas porque eu gosto de parar no final, se você ainda quiser parar durante o percurso e fazer num ritmo tranquilo, tirar foto, comer uma fruta, sair um pouco do percurso, leva umas 6 horas ou mais.
Além de percorrer a trilha é possível ver a pedra de outros ângulos, você pode ir num passeio de barco ou de helicóptero. Mas a caminhada ainda é a melhor opção por conta da excelente vista. 🙂
Fotos: Sarah Ferreira
Bacana o blog Sara, parabéns! !!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amei a reportagem….queria estar aí na trilha.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gostaria muito de te vizitar talvez no Veão
abrçs do Tio
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vem sim tio! 🙂
CurtirCurtir
Oi Sarah, cheguei aqui pelo blog da Alê e já amei.
Morro de vontade de conhecer esse lugar e fazer essa trilha, muito legal tuas dicas.. e vou prestar atençao pra ir em dia de semana lá quando eu for, queria fazer entre a primavera/verão que parece ser a melhor época mesmo. Que lugar sensacional ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa