Zoológico – Dyreparken

Esse final de semana fizemos um programa diferente, fomos visitar o Dyreparken, o único zoológico da Noruega.

O parque fica a 3 horas de carro de Stavanger, próximo a Kristiansand, bem no sul do país. Só o passeio de carro até lá já vale a pena, as paisagens são lindas, as fotos não me deixam mentir!

thumb_IMG_1732_1024

thumb_IMG_1741_1024

Para visitar o parque você pode passar uma estadia na cidade mais próxima, Kristiansand. Caso a cidade não esteja no seu roteiro, dá para chegar de ônibus ou trem, e existe um ônibus que te leva da estação para o parque.

Dyreparken é o maior zoológico do país, talvez o único propriamente dito. O tamanho impressiona, são 150 acres de área ou mais de 600 mil metros quadrados. Os animais recebem tratamento de luxo considerando a área que cada espécie possui. A maior área é a área dos lobos, sozinha ela representa metade da área total do zoológico da Dinamarca.

O parque ainda é atração mais visitada pelas famílias norueguesas, mais de 1 milhão de pessoas visitam o parque cada ano. Abaixo você pode ver uma das entradas do parque e um mapa geral.

thumb_IMG_1751_1024

Screen Shot 2016-05-29 at 18.40.29

Willy Tjomsås foi o criador do parque mas apenas em 1965, Edvard Moseid começou a construir o parque. As portas foram abertas em junho de 1966, então esse ano o parque completa 50 anos. Haverá uma grande festa em comemoração.

Julius é o chimpanzé mais famoso da Noruega, foi um caso especial em que o chimpanzé foi rejeitado pela mão logo após seu nascimento (em 1979) e Moseid decidiu levá-lo para sua própria casa. A vida de Julius foi mostrada na TV em 1981 e ele se tornou uma maior celebridade.

Hoje ele é um dos enormes chimpanzés mas eu peguei uma foto dele pequenininho no site (http://www.dyreparken.no/) para mostrar pra vocês.

julius_historisk_G039a

O parque possui uma grande diversidade de animais, mas o que eu mais gostei foi de ver os animais da escandinávia como lobos, alces, linces, raposas e muito mais. O tamanho do alce é impressionante.

A divisão  segue temas, uma das áreas é chamada Kutoppen significa o topo da vaca, é uma área com os típicos animais de uma fazenda escandinava.

Kardemomme by, ou Cidade Cardamomo, é baseada num famoso livro infantil escrito por Thorbjørn Egner. Você pode pegar um trem para fazer o passeio pela cidade e ver todos os personagens da fábula. A história de Kardemomme by é conhecida por qualquer criança no país e a cidade tem apenas uma regra: Não se deve irritar os outros. Um deve ser simples e gentil. E, a propósito, você pode fazer o que quiser.

kardemommeloven

Essa regra é tão básica e tão útil, e representa tão bem o típico comportamento noruegês que eu acho que talvez seja a principal razão pela qual o país possui o maior índice de desenvolvimento humano.

Além dos animais locais você vai encontrar muitos outros, postei apenas algumas fotos porque se eu mostrar tudo perde a graça. 🙂

Outra área que parece muito legal mas que eu acabei não visitando é o parque aquático, Badelandet. Como a gente não levou roupa de banho não deu pra curtir a atração. 😦

Saindo do parque, nos fizemos uma parada em Kristiansand, o centro da cidade é muito charmoso e possui várias lojas, cafés e restaurantes. Curiosidade: O melhor restaurante de comida indiana está nessa rua, vale a pena provar.

thumb_IMG_1746_1024

Eu me impressionei mesmo foi com a lojinha de doces. Eles tem jujubas de todos os sabores que você pode imaginar, parece a loja da M&M mas os doces são bem diferentes. Eu curti a jujuba com sabor de pipoca com manteiga. Tem um saquinho de sabores surpresa que você encontra jujuba de mousse de chocolate e jujuba sabor vômito. Eeeeeeeca! Mas o pior é que tinha gente comprando.  Enfim, tem doce para todo gosto!

thumb_IMG_1811_1024

Fotos: Sarah Ferreira

1 comentário Adicione o seu

  1. Alê disse:

    Vamos traduzir esse livro e popularizar no Brasil por favor?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s